Descoberta de Conhecimento sobre a Influência Interdisciplinar no Desempenho Discente do Ensino Técnico de Informática Integrado ao Médio

Thales Vaz Maciel, Mariele Lanes, James Garcia, Leandro Wives

Resumo


Considerando a necessidade de compreensão da influência dos desempenhos individuais de alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio nas demais disciplinas sobre a disciplina de algoritmos, objetivou-se fundamentar propostas de interdisciplinaridade de forma objetiva, não apenas subjetivamente. Para tanto, procedeu-se à descoberta de conhecimento em banco de dados, especificamente com tarefas de regressão linear da mineração de dados a partir de conjuntos de dados referentes aos desempenhos individuais de alunos em 11 disciplinas. Com três métodos distintos, obteve-se resultados que indicaram as disciplinas de construção de websites, língua portuguesa, biologia e matemática como de maior influência nos respectivos desempenhos na disciplina de algoritmos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.169

Apontamentos

  • Não há apontamentos.