Ensino de programação: um estudo preliminar nos cursos de licenciatura em Computação no Brasil

Lucas Krzyzanowski, Carlos Beleti Jr, Robertino Santiago Jr, Raimundo Alberto Tostes

Resumo


Este artigo apresenta um estudo preliminar dos cursos de Licenciatura na área da Computação no Brasil, a fim de analisar as disciplinas introdutórias de Algoritmos e Programação e suas ementas, além dos dados de aprovação, reprovação e evasão para compreender as adversidades encontradas pelos estudantes. Foi realizada uma busca pelas informações e projetos pedagógicos dos cursos, e, especificamente para dois cursos da UFPR, suas disciplinas introdutórias de programação, analisando os índices de reprovação na disciplina e sua ligação com a evasão de alunos. Almeja-se aprofundar a pesquisa em todos os cursos dessa área no Brasil, para analisar a correlação das disciplinas introdutórias de programação com a evasão nos mesmos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2019.21

Apontamentos

  • Não há apontamentos.