A Trajetória de um Aluno Especial no Curso de Licenciatura em Computação: Desafios e Superações

Enrique Dantas, Welington Almeida de Sousa, Wilda Fernandes, Emmanuel Freire

Resumo


Abstract. This experience report aimed at presenting the academic trajectory of a special student in the degree course in Computing offered by the State University of Ceará (UECE) in the e-learning modality. Therefore, the entire student trajectory of the student was reported, presenting all the steps and difficulties faced by him/her during the course. As a result, it can be mentioned that it was clear the lack of preparation of the public educational institutions regarding the methodology and the evaluation method aimed at a student with cognitive deficiency who needs to have a whole apparatus to achieve their objectives and showed the actions carried out by the institutions which the student studied in trying to provide the welcome and support for his/her student development. Resumo. Este relato de experiência teve como objetivo apresentar a trajetória acadêmica de um aluno especial no curso de licenciatura em Computação ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) na modalidade de educação a distância. Assim, foi relatada toda a trajetória estudantil do aluno, apresentando todos os passos e as dificuldades enfrentadas por ele durante o curso. Como resultados, pode-se citar que ficou claro o despreparo das instituições públicas de ensino quanto a metodologia e o método avaliativo voltados para um aluno com deficiência cognitiva que precisa ter todo um aparato para conseguir alcançar seus objetivos e foram evidenciadas as ações realizadas pelas instituições que o aluno estudou em tentar proporcionar o acolhimento e o apoio para o seu desenvolvimento estudantil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.1099

Apontamentos

  • Não há apontamentos.