A articulação entre teoria e prática na formação de professores na perspectiva das Arquiteturas Pedagógicas

Luciana Turchielo, Aline Line, Rosane Aragón

Resumo


Este trabalho discute a articulação entre teoria e prática, em um Curso de Pedagogia, na modalidade a distância, ofertado por uma universidade pública da região sul do Brasil. Entre as estratégias adotadas no curso para promoção dessa articulação destaca-se o uso de Arquiteturas Pedagógicas. A pesquisa concentrou-se em publicações acadêmicas, com o objetivo principal de analisar como essa temática foi tratada. Na interpretação e análise dos dados, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo em 30 artigos científicos, considerando duas categorias: 1) processos de compreensão teórica, e 2) relatos de mudanças nas práticas pedagógicas, considerando a abordagem das arquiteturas pedagógicas. Os resultados indicam que ocorreram mudanças significativas na formação de professores a partir da proposta pedagógica do curso, mediadas pelas tecnologias digitais. Essas propostas atuaram de forma a colaborar para que os profissionais tenham alcançado práticas mais reflexivas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.896

Apontamentos

  • Não há apontamentos.