Ambiente Digital de Aprendizagem de Línguas com Apoio de Estruturas Digitais de Aprendizagem

Raissa Araújo, Orivaldo Tavares, Santinho Souza

Resumo


Abstract. This paper presents a new digital environment for language learning - ADALIN. In this environment, the teacher edits each learning activity in an EDA - Digital Learning Structs, with the level of proficiency to which it applies, the learning objective, the skills to be exercised, the description of the activity (what to do), the method (how to do the activity), and the digital resources (with what resources). An EDA is a specialized Pedagogical Architecture for language learning. Each EDA, when used by the learner, helps him understand what needs to be done and why it should be done, so he can build his knowledge. ADALIN is specially designed to practice the five important skills for learning foreign languages: listening, speaking, reading, writing and translation. Resumo. Este artigo apresenta um novo ambiente digital para aprendizagem de línguas, o ADALIN. Nesse ambiente, o professor edita cada atividade de aprendizagem em uma EDA - Estrutura Digital de Aprendizagem, com o nível de proficiência ao qual se aplica, o objetivo de aprendizagem, as habilidades a serem exercitadas, a descrição da atividade (o que fazer), o método (como fazer a atividade) e os recursos digitais (com quais recursos). Uma EDA é uma Arquitetura Pedagógica especializada para a aprendizagem de línguas. Cada EDA, quando usada pelo aprendiz, ajuda-o a entender o que deve ser feito e o porquê deve ser feito, para que, assim, possa construir seu conhecimento. O ADALIN é especialmente projetado para exercitar as cinco habilidades importantes para a aprendizagem de línguas estrangeiras: audição, fala leitura, escrita e tradução.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.866

Apontamentos

  • Não há apontamentos.