Design Participativo na Comunidade Brasileira de Informática na Educação: um mapeamento sistemático

Daniel Alves, Jean Rosa, Ecivaldo Matos

Resumo


O Design Participativo (DP) tem o objetivo de promover a participação ativa das pessoas na construção de artefatos, processos e ambientes que moldam a sua vida. O DP pode ser um forte aliado à Informática na Educação, pois quem deve descrever os critérios mais importantes relacionados à necessidade e desejos para a construção de um software educacional são os seus (potenciais) usuários (professores, estudantes). Para mapear como o DP tem sido utilizado pela comunidade científica brasileira de Informática na Educação foi realizado um mapeamento sistemático da literatura, que identificou 11 artigos sobre a temática. Com o mapeamento foi possível evidenciar que há poucos estudos que utilizaram DP no contexto de Informática na Educação. Apesar disso, os estudos encontrados apresentam importantes contribuições quando utilizado DP em Informática na Educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.828

Apontamentos

  • Não há apontamentos.