Relato sobre o Uso de uma Ferramenta de Desenvolvimento de Jogos para o Ensino Introdutório de Lógica de Programação

Emanuel Coutinho, Mara Bonates, Leonardo Oliveira Moreira

Resumo


O ensino de lógica de programação e consequentemente a codificação são tarefas que requerem muito esforço por parte dos docentes. Além disso, auxiliar o aluno a associar a teoria com a prática é uma tarefa complexa, pois os alunos geralmente ingressam nos cursos de graduação possuindo os mais diversos perfis. Uma dificuldade comum é como ensinar lógica de programação de maneira que o aluno se veja motivado a aprender, ao mesmo tempo em que eles se preparam para utilizar uma ferramenta de codificação e aplicar os conceitos na prática. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da utilização de uma ferramenta específica para o desenvolvimento de jogos digitais (Game Maker) para o ensino de lógica de programação em um curso de graduação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.689

Apontamentos

  • Não há apontamentos.