Um relato sobre estratégias de motivação e ensino de lógica de programação para e por mulheres

Camila Sass, Erika Yahata, Julia de Luccas, Lara Ferreira, Natália Santana Barbosa, Carla Rodriguez, Mirtha Fernández Venero, Rafaela Vilela da Rocha

Resumo


A baixa representatividade feminina nos cursos de Computação é um problema abordado mundialmente. Entretanto, são necessárias iniciativas locais que precisam da participação da comunidade de interesse. Dessa forma, este artigo relata um projeto que visa aplicar diferentes estratégias para motivar e ensinar lógica de programação para e por mulheres. A metodologia aborda três processos: pesquisa (compreensão dos fatores que afastam meninas da computação), divulgação, motivação e ensino de lógica de programação em cursos para mulheres. No artigo são apresentadas as ações em andamento que visam contribuir para o aumento do número de mulheres na área, bem como seus primeiros resultados.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.659

Apontamentos

  • Não há apontamentos.