Robótica Educacional e Computação Desplugada: Experiência em Oficinas para Calouros

Breno Sousa, Dener Ripardo, Izabella Campos, Jacqueline Maciel, Rafael Santos, Waldinei Romano, Alberto Alan Raiol, Fábio Bezerra

Resumo


A informática é uma área rica em oportunidades de trabalho e inovação e por isso atrai muitos estudantes. Apesar disso, as Instituições de Ensino Superior (IES) que abrigam cursos nessa área também tem problemas com a retenção de alunos, fato que tem impacto na saúde financeira dessas IES. Ações que mitiguem esse problema são importante para as IES e para a sustentabilidade da indústria que demanda esses profissionais. Este trabalho descreve como a experiência com a Semana do Calouro pode mitigar esse problema. Os resultados relatados aqui são úteis para estimular ações semelhantes em outras IES. A Robótica Educacional e a Computação Desplugada funcionaram como uma linguagem de acolhimento e estímulo a área, e não, como poderia se supor, uma linguagem infantil ou que ridicularizasse a maturidade dos calouros.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.540

Apontamentos

  • Não há apontamentos.