Avaliação dos níveis de expectativa e motivação de estudantes de graduação do ensino presencial através da Mineração de dados

Cristovão Silva, Aquiles Burlamaqui, Ricardo Valentim, Soraya Medeiros, Danieli Silva de Souza Rabelo, Antonio Max Costa, Inamar Brito, Humberto Rabelo

Resumo


Este artigo apresenta um estudo prático para avaliação dos níveis de expectativa e motivação de estudantes de graduação do ensino presencial em relação ao seu atual semestre e mostra de que maneira as suas habilidades podem influenciar neste resultado. Essa pesquisa deu-se por meio da utilização de tarefas de mineração de dados e visualização de informações com a técnica de nuvens de tags. Os resultados permitiram verificar os níveis de motivação dos alunos com seu respectivo período de graduação. Através da análise dos dados foi verificado que a motivação ainda está fortemente ligada à metodologia de ensino empregada em sala de aula pelo corpo docente e que conhecimentos prévios relacionados ao curso de graduação não são necessariamente um fator preponderante ao alto estado motivacional.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.409

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