Análise de Aprendizagem a partir de Códigos-Fontes e uma Proposta de Seleção Automática de Métricas de Avaliação

Márcia Oliveira, Adler Neves, Mônica Lopes, Andreangelo Patuzzo

Resumo


Este trabalho apresenta uma revisão de soluções automatizadas de análise da aprendizagem de programação a partir de códigos-fontes. Estendendo as propostas apresentadas nesse estudo, propomos uma estratégia tecnológica de análise quantitativa da aprendizagem de programação a partir de informações de códigos-fontes mapeadas em um cluster de métricas de software correlacionadas acima de um índice. A contribuição desta proposta para a aprendizagem de programação é auxiliar o trabalho de avaliação de professores de programação para que melhor compreendam as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e reconheçam, a partir de um conjunto representativo de métricas de avaliação, as dificuldades de aprendizagem e habilidades de programação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.369

Apontamentos

  • Não há apontamentos.