Tecnologias Digitais e o Ensino de Estatística: explorando a Estatística a partir de um recurso educacional digital

Karen Fernandes, Glejane Sousa, Francisca Kelly, Gleison Lima, Darlene Leitão, Danilo de Souza, Juscileide Braga de Castro

Resumo


Este artigo apresenta o desenvolvimento e a análise de um recurso digital criado no Microsoft Excel para estimular o pensamento estatístico. O presente trabalho fundamenta-se na convergência das prescrições de documentos legais como a BNCC e os PCN para o Ensino Fundamental. Verificou-se que as tecnologias podem contribuir com o ensino de Estatística, com a perspectiva na exploração dos dados e estímulo do espírito crítico. Constatou-se no presente trabalho que a aplicabilidade do recurso é acessível a professores com menos afinidade com a tecnologia, do mesmo modo que supera as limitações encontradas na utilização do Microsoft Excel para o ensino de análise de gráficos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.357

Apontamentos

  • Não há apontamentos.