Explorando a Gamificação como Abordagem Não Restritiva ao Help Abuse e Help Refusal em Sistemas Tutores Inteligentes
Resumo
Atualmente, os Sistemas Tutores Inteligentes (STIs) são quase tão efetivos quanto à instrução individual. Entretanto, a utilização indevida do sistema de ajuda do STI pode levar os alunos a comportamentos indesejados como Help Abuse ou Help Refusal, prejudicando o aprendizado do conteúdo. Este trabalho apresenta uma proposta de solução para o problema, a partir do desenvolvimento de um novo sistema de ajuda baseado em Gamificação. Este sistema foi integrado ao STI PAT2Math e utilizado em uma avaliação experimental envolvendo alunos do 7º ano do ensino fundamental. A avaliação incluiu a realização de um pré e pós-teste, além de um questionário de motivação ao final do experimento. As turmas foram distribuídas em três grupos: gamificação total, gamificação parcial e sem gamificação. Os alunos dos grupos gamificados apresentaram um menor índice de Help Abuse e Help Refusal em relação ao grupo sem gamificação, e também se mostraram mais motivados em utilizar o sistema. Não foram identificados ganhos de aprendizado significativos na análise dos testes, porém os grupos gamificados apresentaram um maior aumento em suas médias em comparação ao grupo não gamificado.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.95
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