A Computação Embarcada, a Plataforma Arduíno e a Internet das Coisas como Tecnologia Assistiva na construção de Mapas Táteis para os Alunos com Deficiência Visual no Processo de Ensino e Aprendizagem

Elias dos Santos Silva Júnior, Sérgio Crespo C. S. Pinto, Ruth Maria Mariani Braz

Resumo


As leis brasileiras asseguram os direitos dos Alunos com Deficiência Visual. Esses alunos necessitam serem estimulados em seus sentidos residuais e remanescentes, no seu processo de ensino e aprendizagem. As escolas carecem de Tecnologia Assistiva que auxiliam em sua inclusão. Nesta pesquisa, a Computação foi colocada à prova no sentido de ajudar a resolver esse problema educacional. Desenvolvemos um produto computacional embarcado num mapa tátil e político da Região Sudeste do Brasil para atender as especificidades desses alunos, unido os sentidos do tato e da audição. A pesquisa comprovou o aumento de autonomia e qualidade nos estudos desses alunos na aplicação dos estudos dessa Região do Brasil.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.53

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