A Computação Embarcada, a Plataforma Arduíno e a Internet das Coisas como Tecnologia Assistiva na construção de Mapas Táteis para os Alunos com Deficiência Visual no Processo de Ensino e Aprendizagem
Resumo
As leis brasileiras asseguram os direitos dos Alunos com Deficiência Visual. Esses alunos necessitam serem estimulados em seus sentidos residuais e remanescentes, no seu processo de ensino e aprendizagem. As escolas carecem de Tecnologia Assistiva que auxiliam em sua inclusão. Nesta pesquisa, a Computação foi colocada à prova no sentido de ajudar a resolver esse problema educacional. Desenvolvemos um produto computacional embarcado num mapa tátil e político da Região Sudeste do Brasil para atender as especificidades desses alunos, unido os sentidos do tato e da audição. A pesquisa comprovou o aumento de autonomia e qualidade nos estudos desses alunos na aplicação dos estudos dessa Região do Brasil.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.53
Apontamentos
- Não há apontamentos.