Docência em Tempos Digitais: Análise do Perfil e da Ação do Professor Frente às Tecnologias em Cenários Escolares

Maristela Vieira, Lucila Santarosa, Débora Conforto

Resumo


Este estudo parte dos modelos TPACK e SAMR para analisar a influência de elementos identitários docentes e escolares na composição do perfil de conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo e nos usos da tecnologia educacional (TE) dentre 606 professores de 17 instituições. Os principais resultados indicam a existência de relação entre perfil TPACK e faixa etária (p=0,001); desempenho SAMR e capacitação em TE (p=0,002); e elevada incidência de práticas centradas no professor. A pesquisa entrega à comunidade científica e educacional ampliações dos modelos TPACK e SAMR e novos instrumentos com alta consistência interna para análise do perfil docente e do contexto metodológico e tecnológico escolares.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2018.32

Apontamentos

  • Não há apontamentos.