Design Participativo com idosos no contexto educacional: um processo inicial de mapeamento sistemático

Valéria Rosa, Almir David Santiago, Ila Muniz, Ecivaldo Matos

Resumo


Uma das discussões sobre o envelhecimento populacional está relacionada ao aumento da qualidade de vida dos idosos. Estudos científicos afirmam que a aprendizagem ao longo da vida e as tecnologias computacionais contribuem para o processo de envelhecimento ativo e saudável. Contudo, a interação dos idosos com as novas tecnologias pode ser frustrante se elas não forem projetadas para atender às necessidades específicas desse público. As boas práticas de design participativo podem contribuir no entendimento dessas necessidades. O objetivo deste artigo é identificar na literatura científica a aplicação de design participativo com idosos no contexto educacional. Para tanto, foi realizado um mapeamento sistemático, cujos resultados iniciais apontaram a existência de poucos trabalhos sobre o tema.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.1374

Apontamentos

  • Não há apontamentos.