PB-SmartClass: Um Modelo Arquitetural Baseado em Projetos Colaborativos para Salas de Aula do Futuro
Resumo
O método de ensino tradicional tem proporcionado um baixo rendimento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, devido a fatores como falta de atividades práticas, aprendizado não personalizado, ensino centralizado, entre outros. É necessário, portanto, propor alternativas que engajem e insiram o aluno no processo de aprendizado, identificando características inerentes a uma sala de aula do futuro. Este artigo identifica as características essenciais de uma sala de aula de futuro e propõe um modelo arquitetural de automação baseada em projetos colaborativos denominada SmartClass. Tal modelo incorpora dispositivos inteligentes projetados para funcionar em redes de Internet das Coisas, visando criar um ambiente otimizado, atrativo e engajador para alunos e professores. Do lado pedagógico, será aplicado o modelo Project-Based Learning já que nosso enfoque será em aulas cujas disciplinas possam utilizar-se de projetos em que os alunos precisam de mínimo auxílio do professor e possam ter um aprendizado independente e autônomo com auxílio dos módulos da Smartclass.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.1244
Apontamentos
- Não há apontamentos.