Mapeamento Sistemático do Ensino Teórico e Prático de Programação Paralela

Naylor Bachiega, Paulo Lopes de Souza, Sarita Bruschi, Simone Souza

Resumo


Fornecer educação em programação paralela é um desafio emergente, requer métodos de ensino para promover o processo de aprendizagem e também uma infraestrutura para fornecer um ambiente adequado para as aulas de laboratório. Além disso, os métodos de ensino convencionais que são utilizados para compartilhar o conhecimento, às vezes não são adequados para esse propósito. Métodos de aprendizagem eficazes, configuração de software e uma infraestrutura de laboratório são requisitos necessários. Assim, este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre o ensino de programação paralela. O estudo foi realizado utilizando os principais bancos de dados e observou-se que há poucos trabalhos relacionados ao ensino de paralelismo. A principal contribuição deste trabalho é reunir o estado da arte neste contexto, destacando as principais práticas de ensino disponíveis na literatura, a fim de determinar iniciativas em desenvolvimento e já consolidadas.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.1089

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