Uma Abordagem Contextualizada para o Ensino de Programação na Educação Profissional em Informática

Luis Gustavo Araújo, Roberto Bittencourt, David Moises Barreto dos Santos

Resumo


A modalidade do Ensino Profissional na área de Informática enfrenta diversos problemas tais como reprovação e evasão em disciplinas, além de abandono dos cursos, fatores que impactam diretamente no déficit de profissionais nesta área. Estes artigo apresenta um relato de experiência de uma abordagem contextualizada e em espiral realizada com estudantes do curso técnico em Informática, na modalidade Integrada. A abordagem tem como objetivo facilitar a aprendizagem e motivar os estudantes, através das ferramentas JES e PPlay e da linguagem Python. As lições aprendidas sugerem a adequação de Python como linguagem para iniciantes, de atividades contextualizadas, de reuso de contextos e desafios como fatores que contribuem para a motivação e a aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.1021

Apontamentos

  • Não há apontamentos.