Pensamento Computacional Desplugado: Ensino e Avaliação na Educação Primária Espanhola

Christian Brackmann, Rafael Marimon Boucinha, Marcos Román-González, Dante Augusto Couto Barone, Ana Casali

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) vem gerando um novo foco educacional no nas escolas mundiais como um conjunto de aptidões para a solução de problemas. Infelizmente, não há um consenso de metodologia de ensino e disponibilidade de material para atender as expectativas dos professores. Para sanar essa incerteza, realizou-se uma avaliação de estudantes da educação primária com uma abordagem Quase-Experimental e aulas de PC Desplugado em duas escolas espanholas no ano de 2017 para comprovar a eficácia do material para que crianças em regiões/escolas onde não há dispositivos eletrônicos, internet e até mesmo energia elétrica também possam se beneficiar. Os resultados apresentam dados estatísticos que comprovam uma melhoria significativa no desempenho dos estudantes que tiveram atividades de PC Desplugado.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.982

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