Avaliação de atividades de programação submetidas em MOOC com emprego de técnicas de visualização
Resumo
MOOC - Massive Open Online Course - é um tipo de plataforma de ensino aberta, à distância, pela Internet e em ampla escala (massiva). Considerando-se tais características, a quantidade de atividades de aprendizagem a serem realizadas e avaliadas é elevada, incorrendo em custos elevados. Observando-se que muitas submissões são semelhantes, pode-se explorar e compreender as variações de implementações por meio de agrupamentos, diminuindo o tempo gasto para correção sem prejuízo à qualidade. O objetivo deste trabalho é propor subsídios para a avaliação de programas submetidos em disciplinas introdutórias à computação, utilizando técnicas de mineração e visualização de dados para construir e apresentar agrupamentos de submissões semelhantes. Os subsídios propostos consistem na utilização de ferramentas para extração de características, padronização no armazenamento dessas características e a utilização de técnicas de agrupamento e visualização, com o auxílio de uma ferramenta de mineração visual de dados. Estes subsídios foram utilizados em um estudo exploratório para avaliação de atividades de programação de um curso introdutório à Computação. Os resultados apresentam indícios de que o uso de técnicas de visualização podem ser benéficas ao processo de avaliação de programas.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.952
Apontamentos
- Não há apontamentos.