Avaliação de atividades de programação submetidas em MOOC com emprego de técnicas de visualização

Emerson Yudi Nakashima, Wagner Aparecido Monteverde, Narci Nogueira da Silva, Aretha Barbosa Alencar, Marco Aurélio Graciotto Silva

Resumo


MOOC - Massive Open Online Course - é um tipo de plataforma de ensino aberta, à distância, pela Internet e em ampla escala (massiva). Considerando-se tais características, a quantidade de atividades de aprendizagem a serem realizadas e avaliadas é elevada, incorrendo em custos elevados. Observando-se que muitas submissões são semelhantes, pode-se explorar e compreender as variações de implementações por meio de agrupamentos, diminuindo o tempo gasto para correção sem prejuízo à qualidade. O objetivo deste trabalho é propor subsídios para a avaliação de programas submetidos em disciplinas introdutórias à computação, utilizando técnicas de mineração e visualização de dados para construir e apresentar agrupamentos de submissões semelhantes. Os subsídios propostos consistem na utilização de ferramentas para extração de características, padronização no armazenamento dessas características e a utilização de técnicas de agrupamento e visualização, com o auxílio de uma ferramenta de mineração visual de dados. Estes subsídios foram utilizados em um estudo exploratório para avaliação de atividades de programação de um curso introdutório à Computação. Os resultados apresentam indícios de que o uso de técnicas de visualização podem ser benéficas ao processo de avaliação de programas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.952

Apontamentos

  • Não há apontamentos.