O Pensamento Computacional no Ensino Profissional e Tecnológico

Wendell Bento Geraldes, Edilson Ferneda, Ricardo Mariz, Luiza Alonso

Resumo


O Pensamento Computacional diz respeito à resolução de problemas baseado em conceitos fundamentais da computação e que podem ser utilizado em diversas atividades cotidianas. Sobre este aspecto, é preciso compreender como as habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional podem ser disseminadas no ambiente educacional pelas diversas disciplinas curriculares dos mais diversos cursos de formação. No Brasil, a Educação Profissional e Tecnológica tem recebido especial atenção do Estado, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Este artigo apresenta uma pesquisa com professores da educação profissional e tecnológica com objetivo de analisar a percepção destes com relação a utilização do Pensamento Computacional em suas práticas pedagógicas. Alguns conceitos sobre o Pensamento Computacional são introduzidos e sua disseminação através da inclusão da ciência da computação no currículo das escolas em vários países pelo mundo. Foi aplicada uma survey exploratória a professores do Instituto Federal de Goiás. Os resultados mostraram que tanto o termo Pensamento Computacional como as habilidades associadas a ele são pouco conhecidos e pouco utilizados entre os professores em suas práticas pedagógicas.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.902

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