REDIMENSIONAMENTO DA COMPUTAÇÃO EM PROCESSO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O pensamento computacional, o universo e a cultura digital.
Resumo
Este artigo teve como objetivo investigar como a Computação está sendo redimensionada em educação no mundo e no Brasil, através de análise dos eixos do Ensino de Computação para uma fundamentação de proposta de atividades educativas, que desenvolvam determinadas habilidades e competências, fortalecendo o pensamento computacional, o universo e a cultura digital de crianças e jovens na educação básica. Para isso, foram levantados dados na literatura internacional e nacional sobre a política para o uso de tecnologias na educação básica no Brasil, o pensamento computacional e o universo de cultura digital em educação, sendo relacionados estes dados às habilidades e competências propostas no SAEB e nas Diretrizes Curriculares do Ensino de Computação, da SBC para a educação básica, de forma ampla. Por fim foram propostas atividades pedagógicas e interdisciplinares de aplicação dos eixos do ensino de Computação para o ensino na Educação Básica.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.804
Apontamentos
- Não há apontamentos.