Identificando Correlações e Outliers Entre Bases de Dados Educacionais

Geraldo Cruz Júnior, Rafaella Nascimento, Gabriel Alves, Roberta Gouveia

Resumo


A disponibilização de dados públicos possibilita que, através de métodos de descoberta de conhecimento, informações relevantes sejam identificadas. Estas informações podem ser úteis para que a sociedade reflita ou até mesmo crie aplicações para o melhoramento dos serviços disponíveis aos cidadãos. Este trabalho utiliza uma aplicação que através de técnicas de análises estatísticas, calcula coeficientes de correlação e outliers entre informações extraídas de bases do Censo Escolar brasileiro e do ENEM de 2014, no âmbito do estado de Pernambuco. Para os cenários avaliados, os resultados obtidos apontam um alto, moderado ou baixo índice de correlação entre a presença de características das escolas e o desempenho dos alunos nas provas do ENEM.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.694

Apontamentos

  • Não há apontamentos.