Uma Análise preditiva de desempenho dos alunos dos cursos no ENADE com base no perfil socioeconômico e de desempenho no ENEM

Hugo Vieira Lucena de Souza, Davi Neiva, Rafael Pereira Cavalcanti, Rodrigo Rodrigues, Alex Sandro Gomes, Paulo Adeodato

Resumo


O conceito atribuído para um curso de graduação pode influenciar o desenvolvimento do mesmo, além de também influenciar a decisão do aluno em ingressar ou não em um determinado curso. Este conceito, obtido mediante a um processo de avaliação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), engloba um processo complexo em que são avaliadas as competências, habilidades e as características sociais de alunos através de uma prova realizada em instituições públicas e privadas de ensino superior de todo o país. Portanto, este trabalho busca analisar o desempenho de um curso no ENADE, antes da realização do mesmo, levando em consideração o desempenho dos alunos obtido na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e suas características sociais e econômicas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.684

Apontamentos

  • Não há apontamentos.