O uso de tramitação eletrônica de requerimentos: uma proposta de atendimento mais célere aos discentes das universidades públicas do Brasil
Resumo
Todos os dias dezenas de estudantes procuram a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) na busca por atendimento de demandas, tais como: solicitação de declarações, correções de notas, ajustes de matrículas, dentre outras. Dependendo da especificidade do atendimento o discente é orientado a formalizar o seu pedido preenchendo um formulário manualmente para que este seja encaminhado ao servidor responsável pelo atendimento daquela demanda. Todavia, a grande quantidade dessas solicitações (requerimentos) dificulta o gerenciamento das mesmas - que atualmente ainda é feito utilizando controles manuscritos - e, por vezes, diminui a celeridade. A mesma dificuldade ainda é enfrentada pela maioria das universidades brasileiras. Diante disso, este trabalho apresenta a criação de um Banco de Dados (BD) para auxiliar um sistema que gerencie requerimentos desde sua impetração até o feedback final do impetrante. Após a implementação deste BD e da realização de vários testes foi possível comprovar que o mesmo atende perfeitamente aos requisitos propostos e espera-se que em breve este BD seja utilizado não apenas pela Ufopa, mas também por outras universidades do Brasil. Every day dozens of students look for the Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) in the search for attendance to demands, such as: statements, corrections of grades, enrollment adjustments, among others. Depending on the specificity of the service, the student is oriented to formalize his request by filling out a form manually that will be sent to the responsible servant for attending that request. However, the large number of these requests (requirements) makes it difficult to manage them, whereas the management of these documents is still done using handwritten controls - and sometimes slows down the answers. The same difficulty is still faced by most Brazilian universities. Therefore, this work presents the creation of a Database (DB) to support a system that manages requirements from its impetration to the final feedback of the impetrant. After the implementation of this database and the execution of several tests, it was possible to prove that it meets perfectly the proposed requisites. It is expected that soon this database will be used not only by Ufopa but also by other universities in Brazil.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.78
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