Pensamento Computacional no Ensino Superior: Relato de uma oficina com professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Adriana Justin Cerveira Kampff, Tiago Lopes, Isa Mara Alves, Vinicius Costa de Souza, Sandro Rigo, Fernando Marson

Resumo


O artigo relata a realização de oficina sobre Pensamento Computacional destinada a professores do ensino superior. A oficina teve como principal objetivo sensibilizá-los sobre as possibilidades de aplicação deste modelo de pensamento em atividades educacionais de diferentes áreas do conhecimento. O conceito de Pensamento Computacional é apresentado segundo a definição de Wing (2006 e 2008). Em seguida, são descritos os objetivos da oficina, os tópicos abordados e a atividade prática realizada com os participantes, baseada em um framework visual de organização de procedimentos para a solução de problemas, criado especialmente para a ocasião do curso. Os resultados da oficina, observados com base em uma pesquisa com os participantes, são apresentados na última seção.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1316

Apontamentos

  • Não há apontamentos.