Aplicação da Ferramenta Scratch para o Aprendizado de Programação no Ensino Fundamental I

Gercineide Torres da Silva, José Luziel de Souza, Luiz Augusto Matos da Silva

Resumo


Iniciativas que buscam incluir o estudo de lógica de programação nas séries iniciais faz com que professores e especialistas em educação ampliem a aplicação de ferramentas que permitam aos estudantes alcançar os benefícios obtidos com o aprendizado de programação. Este trabalho apresenta uma experiência de aplicação da ferramenta Scratch para o ensino de programação a 26 alunos do 5º. ano do Ensino Fundamental I. Foram realizadas oficinas compostas de aulas expositivas e práticas baseadas na elaboração e desenvolvimento de um quiz sobre meio ambiente, e da exposição dos projetos para a comunidade escolar. Como principais resultados, destacamos a imersão do pensamento computacional a esse grupo de participantes e a disseminação do ensino de programação na escola.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1285

Apontamentos

  • Não há apontamentos.