Atraindo Meninas para a Ciência da Computação: Métodos e Ferramentas

Josilene Moreira, Giorgia Mattos, Livia Barreto, Isabela Cavaco, Ricardo Moreira

Resumo


As mulheres são minoria nos cursos e carreiras de Ciência da Computação. A fim de incentivar meninas a ingressarem nesta área, diversas iniciativas estão sendo conduzidas em todo o mundo. Este artigo analisa casos de sucesso aplicados no Ensino Médio e Fundamental, relatando os tipos de atividades, duração, número de estudantes, processos de avaliação, separação de grupos por gênero e ferramentas utilizadas, entre outros. Verificamos que o aprendizado baseado em produção (programação, modelagem, design, prototipação e montagem) foi a abordagem mais utilizada, e Alice a ferramenta mais usada. A maioria das iniciativas durou uma semana, contou com 30 alunas e foi realizada apenas com meninas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1255

Apontamentos

  • Não há apontamentos.