Uso de algoritmos de similaridade para classificar códigos de acordo com a taxonomia SOLO em disciplinas de programação introdutória
Resumo
Tradicionalmente, em disciplinas de programação são adotadas atividades práticas de codificação. A análise das soluções propostas pelos alunos nestas atividades não é trivial, pois pode ser demorada, sujeita ao viés e aos erros do avaliador. Visto isso, muitas pesquisas propuseram o uso de mecanismos automáticos para análise de códigos em disciplinas de programação. Alguns destes mecanismos tem como objetivo avaliar o grau de similaridade entre dois códigos, em geral com a finalidade de detectar plágio entre os estudantes. Neste trabalho, tais algoritmos são utilizados para classificar uma solução de acordo com a taxonomia SOLO. Foi possível notar que, com 1 ou 16 soluções de referência, os algoritmos de similaridade retornaram uma acurácia muito semelhante. Além disso, independente da quantidade de soluções, a concordância entre algoritmo e especialista não foi satisfatória.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1107
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