Pensamento computacional: iniciativas para o seu desenvolvimento por meio da modalidade de ensino a distância

Hugo Batista Fernandes, Ismar Frango Silveira

Resumo


Num cenário de constantes mudanças o cidadão deve assumir cada vez mais um papel ativo no que tange a tecnologia, deixando de ser um mero consumidor, seja qual for o campo de atuação desse cidadão do século XXI, possuindo capacidades e habilidades para resolver problemas de modo computacional. Nesse contexto, o Pensamento Computacional traz um conjunto de processos cognitivos, técnicas e conceitos para resoluções de problemas que podem ser aplicados em várias áreas do campo de conhecimento. Diante desse cenário, propõe-se neste artigo a investigação por meio da revisão narrativa da literatura os conceitos do Pensamento Computacional e as iniciativas existentes para a sua disseminação e desenvolvimento por meio da modalidade de ensino a distância. Como resultado, destacamos três plataformas que possuem potencial para a disseminação e o desenvolvimento do Pensamento Computacional.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1070

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