Mediação do erro no ensino de programação de computadores: fundamentos e aplicação da ferramenta FARMA-ALG

Alexander Robert Kutzke, Alexandre Direne

Resumo


A Programação de computadores é uma atividade complexa, de alto nível, e que demanda uma carga cognitiva elevada. Neste cenário, alunos cometem erros durante a resolução dos exercícios. Esses erros, se não mediados culminam, em última instância, na desistência do aluno. Nesse contexto, o presente trabalho visa avançar nas discussões, segundo um viés da Psicologia Histórico-Cultural, sobre o importante papel da mediação do erro no ensino de programação de computadores. A fim de verificar tal papel, o estudo apresenta os detalhes da aplicação da ferramenta de facilitação da mediação do erro FARMA-ALG em um ambiente real de ensino. Resultados obtidos apontam para contribuições da mediação do erro permitida pela ferramenta no desempenho dos alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.1050

Apontamentos

  • Não há apontamentos.