Geração automática de modelo de relações de pré-requisitos a partir de avaliação de larga escala brasileiras: um estudo preliminar

Bruno Penteado

Resumo


Um modelo de domínio é um componente crucial para ambientes de aprendizagem inteligentes, pois norteia o diagnóstico do que está sendo avaliado e como ele será trabalhado pelos alunos. Um dos componentes essenciais para este modelo é a ordenação apropriada de seus tópicos de estudo, que são usualmente feitas por especialistas do domínio. Este trabalho inicial tem por objetivo usar os dados públicos das aplicações das avaliações diagnósticas de larga escala para gerar automaticamente um modelo cognitivo do domínio que possa ser usado em ambientes inteligentes de aprendizagem. Foram usados dados do SAEB 2013, tanto de seus itens avaliativos quanto das respostas dos alunos, além de um algoritmo estado da arte (POKS). Os resultados parciais apontam para algo factível a ser explorado, para a construção de ambientes inteligentes de aprendizagem.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.990

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