Mineração de Dados Educacionais: uma análise sobre o Engajamento de Usuários em Mundos Virtuais

Fabrício Herpich, Felipe Becker Nunes, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Silvio Cazella

Resumo


Este artigo descreve uma investigação conduzida com o objetivo de identificar os aspectos relacionados ao engajamento de usuários em mundos virtuais aplicados na educação. Para alcançar este objetivo, será apresentado a validação de um laboratório virtual de física com dez estudantes de cursos da computação. Após a navegação destes usuários, são desempenhadas as técnicas de mineração de dados educacionais, através da tarefa de associação, para evidenciar os padrões dos usuários engajados, bem como os elementos que possibilitaram o envolvimento dos mesmos com o ambiente. Por meio destes resultados, também será possível estabelecer quando o usuário não alcançou um determinado nível de envolvimento com o ambiente, viabilizando a execução de ações corretivas para o resgate deste usuário.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.910

Apontamentos

  • Não há apontamentos.