A utilização do WhatsApp como ferramenta de comunicação didático-pedagógica no ensino superior

Luiz Fernando de Paiva, Ana Carolina Ferreira, Emilayne Feitosa Corlett

Resumo


A mudança de paradigmas na educação traz novos desafios para os professores, como a inclusão de tecnologias móveis em sala de aula. A partir desse contexto, o artigo relata a aplicação de um experimento realizado com duas disciplinas distintas do ensino superior em cursos de Computação da Universidade Federal - Laboratório de Informática na Educação e Interação Humano-Computador. Essa experiência teve o objetivo de integrar o aplicativo WhatsApp como ferramenta de comunicação didático-pedagógica no auxílio da midiatização do conhecimento. Por meio dessa intervenção, concluiu-se que a utilização do WhatsApp contribuiu para um melhor aproveitamento das disciplinas para o professor e para os alunos envolvidos, e que práticas desse tipo fortalecem o uso efetivo de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.751

Apontamentos

  • Não há apontamentos.