Uma Abordagem Híbrida para Acompanhamento da Aprendizagem do Estudante Baseada em Ontologias e Redes Bayesianas em Sistemas Adaptativos para Educação

Hiran Ferreira, Rafael Dias Araújo, Fabiano Dorça, Renan Cattelan

Resumo


Adaptação dinâmica de conteúdo educacional tem sido um tópico de pesquisa recorrente na literatura, mas para que aconteça de forma efetiva, modelos de estudantes têm sido propostos com o intuito de descrever e acompanhar o estado cognitivo dos estudantes. Neste sentido, este artigo apresenta uma abordagem híbrida de modelo de estudante que combina ontologias e Redes Bayesianas para identificar o estado de conhecimento do estudante com base em suas características e comportamentos durante a utilização de um sistema educacional adaptativo. Experimentos com estudantes virtuais foram realizados com o apoio de um protótipo funcional. A abordagem proposta apresentou resultados positivos, condizentes com as expectativas de especialistas.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.447

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