Um Ambiente Inteligente de Avaliação de Comportamentos de Tutores e Turmas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle

Rafael Souza, Francisco Mendes Neto, Araken Santos, Laysa Fontes, Efraim Naassom, Ricardo Valentim

Resumo


As facilidades promovidas pelo uso da tecnologia têm sido um dos motivos para seu grande uso em vários setores, como, por exemplo, na área médica, industrial, militar, entre outros. Na educação, o uso do computador em conjunto com a Internet facilitou o acesso a conteúdos educacionais, além do gerenciamento de cursos a distância por meio de aplicações para Web. Muito embora essas aplicações suportem a criação de fóruns, envio de mensagens, inserção de arquivos, além de outras atividades, nem sempre estas dispõem de meios para avaliação das interações entre os estudantes e seus mentores. Diante dessa perspectiva, o presente trabalho apresenta uma ferramenta capaz de avaliar as atividades dos tutores a distância, bem como de suas respectivas turmas, a fim de permitir que os setores pedagógicos possam acompanhar estas turmas, em tempo real, de modo que situações de risco, tais como, abandono de curso, reprovações e baixa participação, possam ser atenuadas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.417

Apontamentos

  • Não há apontamentos.