Quantium: um objeto de aprendizagem sobre o uso da linguagem em gêneros textuais emergentes

Raquel Santiago Freire, Carolina Silva, Amanda Girão, Alinne Brito, Rayssa Hitzschky, Cintia Arruda, Fernando A. B. dos Santos Júnior, João Everton Cavalcante

Resumo


O artigo discorre sobre o processo de desenvolvimento do objeto de aprendizagem (OA) Quantium, que objetiva ajudar professores e alunos a refletir sobre o uso de gêneros textuais emergentes em ferramentas de comunicação instantânea. O desenvolvimento baseou-se em métodos de design de interfaces realizando uma pesquisa com uma amostra de 40 estudantes do 8º e 9º anos de uma escola da rede pública de ensino, para descobrir as preferências dos alunos em estilos de jogos, gêneros e personagens favoritos. O OA está sendo desenvolvido em HTML 5, com folha de estilo em CSS3. As ações dos botões e da tela foram todas programadas usando Javascript. O recurso ficará disponível para ser usado por professores e alunos visando favorecer a reflexão sobre as formas atuais de utilização da linguagem e o uso do internetês.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.273

Apontamentos

  • Não há apontamentos.