Ambiente ATHENA: da concepção à utilização de recursos educacionais digitais granulares

Alinne Brito, Rayssa Hitzschky, Carlos Marinho, Cintia Arruda, Fernando A. B. dos Santos Júnior, Maria Silvania M. X. de Souza, Carolina Silva, Amanda L. Girão

Resumo


Muitas são as iniciativas empreendidas na busca por fomentar o uso dos recursos educacionais digitais (RED) no âmbito escolar. Entretanto, os docentes enfrentam obstáculos na integração dos RED devido ao pouco acesso à Internet, ao tamanho e à falta de diretrizes curriculares para o uso de muitos recursos. O Ambiente Athena surge com a proposta de minimizar alguns desses entraves, através da disponibilização de RED granulares nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática e que foram catalogados a partir da Matriz de Referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e seus descritores. Ademais, todos os recursos, além do próprio ambiente, podem ser salvos em dispositivos auxiliares (pendrives de até 4Gb) e utilizados localmente em sala de aula.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.265

Apontamentos

  • Não há apontamentos.