Um Modelo de Agente Pedagógico para o Treinamento Adaptativo da Habilidade Metacognitiva de Monitoramento do Conhecimento em Sistemas Tutores Inteligentes

Tiago Kautzmann, Patricia Jaques

Resumo


O trabalho investiga os efeitos de um treinamento adaptativo específico da habilidade metacognitiva de monitoramento do conhecimento em sistemas tutores inteligentes do tipo step-based. Um agente pedagógico que incita o aluno a refletir sobre o seu conhecimento foi proposto. Tanto o conteúdo quanto a frequência das intervenções do agente são adaptados ao nível metacognitivo de monitoramento do conhecimento do estudante, ao seu conhecimento no domínio e ao seu histórico de solução de problemas. Os trabalhos relacionados não investigaram os efeitos de um treinamento específico da habilidade de monitoramento do conhecimento e não adaptaram a instrução a características dos alunos. Para fins de avaliação, o agente foi implementado como um agente pedagógico animado e integrado a um sistema tutor algébrico. Os resultados de uma avaliação com 63 alunos sugerem que os alunos que recebem o treinamento do agente podem melhorar a habilidade de monitoramento do conhecimento e o desempenho no domínio.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.51

Apontamentos

  • Não há apontamentos.