Processo de Ensino e Aprendizagem de Algoritmos Integrando Ambientes Imersivos e o Paradigma de Blocos de Programação Visual

Erico Amaral, Roseclea Medina, Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo


A dificuldade dos estudantes em relação à aprendizagem de Algoritmos é um assunto que se renova, seja pela demanda de mercado na área de Tecnologia da Informação ou pelos altos índices de evasão em disciplinas introdutórias de programação. Entendendo essas circunstâncias, esta pesquisa tem como foco propor uma concepção diferenciada para o processo de ensino de Algoritmos, caracterizada por uma prática pedagógica baseada na integração de ambientes imersivos a paradigmas de programação, diferentes dos comumente utilizados em sala de aula. Os resultados alcançados com esta proposta mostraram que as características de interação e imersão, proporcionadas pelo mundo virtual, aliadas a ferramentas de programação em blocos visuais, motivam e estimulam a atenção dos alunos, tornando-os protagonistas no desenvolvimento de seus saberes sobre algoritmos e programação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2016.20

Apontamentos

  • Não há apontamentos.