Jogos de Programar como uma Abordagem para os Primeiros Contatos dos Estudantes com à Programação

André Raabe, Guilherme Zanchett, Adilson Vahldick

Resumo


Este trabalho investiga a utilização de jogos de programar como forma de estabelecer os primeiros contatos de estudantes de ensino médio com conceitos de programação. Jogos de programar são jogos do estilo puzzle em que o jogador deve solucionar problemas que requerem lógica algorítmica usando alguma notação de programação. A pesquisa foi realizada com 14 estudantes que utilizaram três diferentes jogos de programar e responderam um questionário com perguntas abertas e fechadas que buscaram conhecer a opinião dos estudantes sobre: (i) jogo preferido, (ii) engajamento e diversão, (iii) estilo tutorial (forma de propor os problemas aos jogadores); e (iv) percepção sobre programação e conceitos envolvidos. Os resultados indicam que a abordagem de uso de jogos de programar nos contatos iniciais dos estudantes podem trazer resultados benéficos ao criar um ambiente menos intimidador em que o estudante se percebe capaz de atingir seus objetivos educacionais enquanto se diverte.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1485

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