Gamificação e educação: um estado da arte das pesquisas realizadas no Brasil

Mercia Fiqueiredo, Tatiana Paz, Eduardo Junqueira

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento de elementos teóricos e práticos relacionados à autoria do professor no que diz respeito à gamificação e à prática docente. Para isso, realizou-se um levantamento das pesquisas realizadas no Brasil sobre o tema. A partir dos dados coletados, apresentou-se uma breve análise sobre a autoria docente em práticas pedagógicas gamificadas. Este trabalho possui um caráter exploratório e abrangeu o universo das pesquisas socializadas no evento SBGAMES (no período de 2009 a 2014), no Portal de Teses e dissertações da CAPES (de 2000 a 2013) e das produções bibliográficas publicadas no Brasil no período de 2013 a 2014. O estado da arte produzido revelou a necessidade de desenvolvimento de mais investigações na área, por se tratar de um campo de estudos recente. Apontou também para a necessidade de que as pesquisas e as práticas educativas se retroalimentem, aprofundando o conhecimento em torno deste emergente objeto de estudos, particularmente no que se refere ao estabelecimento de um arcabouço teórico interdisciplinar e de redes de pesquisa que contemplem o estudo dos diversos aspectos do emergente fenômeno.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1154

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