Ferramenta para Auxílio na Aprendizagem de Lógica de Programação em Sistemas Informatizados

Ruan Carvalho, Pedro Rosa, João Vítor Machado, José Geraldo Ribeiro Júnior, Gabriella Costa

Resumo


Para muitos estudantes, a complexidade envolvida na utilização do raciocínio lógico cria uma barreira para a construção do conhecimento, principalmente pela dificuldade em visualizar o resultado. Isso é evidente no ensino da lógica, necessária para a criação de algoritmos. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma ferramenta para auxiliar o aluno na construção de uma lógica de raciocínio e na visualização da execução desta, de forma simples e clara. A ferramenta é composta por um aplicativo e um hardware responsável por simular e por executar a sequência definida no aplicativo. A ferramenta desenvolvida foi avaliada por alunos que cursam as disciplinas iniciais relacionadas à programação de algoritmos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1144

Apontamentos

  • Não há apontamentos.