Análise de Evidências do Estado de Ânimo Desanimado de Alunos de um AVEA: uma Proposta a partir da Aplicação de Regras de Associação

Fabricia Damando Santos, Magda Bercht, Leandro Wives, Sílvio Cazella

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com alunos em interação em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem a fim de descobrir padrões de comportamento do aluno desanimado utilizando mineração de dados educacionais. O principal objetivo foi evidenciar o desânimo, quando o aluno realiza atividades individuais ou em grupo, utilizando a tarefa de regras de associação. Como resultado, foi possível evidenciar que os alunos desanimados enviaram menos de 50% das atividades e tiveram dificuldades com o conteúdo, o que refletiu no conceito final. Futuramente, essas regras serão implementadas computacionalmente, para subsidiar o professor na análise de estado de ânimo dos alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.1054

Apontamentos

  • Não há apontamentos.