LabTEC@: Um Ambiente para incentivar a produção de Recursos Abertos Educativos com os estudantes do Ensino Médio

M. CORRÊA, Ângelo Beclk

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência de ambiente de aprendizagem orientada para produção de Recursos Abertos Educativos com foco nos estudantes do ensino médio integrado a cursos profissionalizantes. Assumindo que as gerações mais novas incorporam mais facilmente mudanças culturais, esta experiência incentiva a produção de conteúdos de conhecimento livre para o fortalecimento de uma cultura em REA com adolescentes dentro da rede pública de ensino médio. Partindo da implementação de um espaço virtual e físico denominado de LabTEC@, uma mistura de Biblioteca, Videoteca e Laboratório, onde alunos de ensino médio integrado à cursos técnicos nas áreas de Eletrotécnica e Eletrônica, são incentivados a produzirem conteúdos educativos abertos, projetos, produtos, experimentos, movimentos e jogos dentro de uma comunidade virtual de projetos apoiados sobre uma plataforma computacional denominada ECOLABORE, plataforma esta também em código aberto, que serve de ambiente virtual colaborativo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.893

Apontamentos

  • Não há apontamentos.