O processo de apropriação pedagógica e tecnológica do Tablet na formação do professor de Matemática

Maria Elisabette Prado, Nielce Lobo da Costa

Resumo


O objetivo desse estudo foi o de identificar como um grupo de cinco professores de Matemática se apropria do uso pedagógico do tablet no contexto do escolar. Esta pesquisa de caráter qualitativo se desenvolveu em um curso de formação continuada envolvendo o uso de tablets e de softwares educacionais. A análise dos dados mostrou que a apropriação pedagógica da tecnologia digital móvel se constitui de várias fases, as quais, muitas vezes, são necessárias ser vivenciadas e refletidas pelo professor durante a sua formação. É fundamental oportunizar o professor a vivenciar ações reflexivas individuais e coletivas no grupo de profissionais, compartilhamentos de experimentações por meio do aprender-fazendo de modo que possa a construir novos referenciais para um novo fazer pedagógico integrando as TDM aos conteúdos curriculares.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.806

Apontamentos

  • Não há apontamentos.