O Design Instrucional e seu uso como Arquitetura Pedagógica: Uma Análise das Publicações em Informática na Educação no Brasil

Anderson Barbosa, Isabel Nunes, Douglas Menezes, Ulrich Schiel

Resumo


O Design Instrucional (DI) apresenta-se como uma metodologia de apoio ao planejamento educacional de cursos e aulas através da web.. Outro processo de planejamento educacional é verificado com o uso de Arquiteturas Pedagógicas (AP). Portanto, esse artigo tem a finalidade aplicar o DI como AP, para isso, foi necessário realizar um mapeamento entre as características de ambas as abordagens. Além disso, por meio de um mapeamento sistemático, foi caracterizado o uso do DI em Informática na Educação no Brasil. O resultado apresentou uma baixa quantidade de estudos relacionados a temática do DI, por outro lado, a observação do uso do DI apresentou-se coerente, pois há características semelhantes em ambas as abordagens

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.684

Apontamentos

  • Não há apontamentos.