Aplicação para reconhecimento dinâmico de emoções em ambientes virtuais de aprendizagem

Adilmar Dantas, Sara de Melo, Marcia Fernandes, Eduardo Takahashi

Resumo


Este artigo descreve um sistema de reconhecimento dinâmico das sete emoções básicas (alegria, surpresa, raiva, medo, desgosto, tristeza e neutra) para ambientes de educação à distância. Para isto, a detecção das expressões faciais foi feita através da inserção de pontos na face tendo como base as unidades de movimento. Após a extração de características na face encontrada, foi utilizada a técnica Árvore de Decisão para a classificação precisa das emoções. A ferramenta desenvolvida foi integrada ao Moodle podendo ser acessada também por dispositivos móveis. O reconhecimento das emoções foi testado e validado com imagens estáticas e vídeos gerados da base de dados Cohn-Kanade. Os resultados obtidos foram satisfatórios para todas as emoções, atingido um percentual geral de 86,4% de acurácia.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.390

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