O Uso do Excel no Tratamento da Informação: Relação com os Saberes e as Dificuldades dos Docentes em Formação

Alex Silva, Sônia Fortes da Silva

Resumo


Esta pesquisa apresenta uma discussão e análise da relação com os saberes da formação e da experiência e as dificuldades encontradas por professores em formação, do Curso de Licenciatura em Matemática, com o uso do Excel. Nesta perspectiva, teve-se como objetivo analisar quais os saberes de professores graduandos em Matemática, no 8º período, são mobilizados ao trabalhar com a ferramenta informática - Excel, para ensinar Estatística, e as dificuldades encontradas ao seu uso ou não uso. A metodologia adotada para a caracterização desses saberes e as dificuldades dos mesmos advém da análise das respostas obtidas pela aplicação de questionário, caracterizando esta pesquisa como qualitativa exploratória. Através das demandas analisadas, tem-se a expectativa de que os resultados apresentados nesta pesquisa possam contribuir para uma sensibilização dos cursos de formação, do impacto do uso desta ferramenta computacional na pratica pedagógica dos professores, auxiliando-os no processo de ensino - aprendizagem. Espera-se que os cursos de formação, diante do potencial da ferramenta destacado neste estudo, possam tratar esta ferramenta em situações didáticas com os professores em formação, atribuindo uma maior segurança para aqueles que a utilizam, além de auxiliar também, aqueles que não sabem utilizar o Excel em situações de ensino, disseminando o uso desta ferramenta nos sistemas de ensino, com os jovens da educação básica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2015.115

Apontamentos

  • Não há apontamentos.